O que é diabetes? | O básico

01/11/2017
O que é diabetes

O que é diabetes

O que é diabetes? Diabetes é uma condição de saúde séria que ocorre quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito alta porque o corpo não pode usá-lo adequadamente. Se não for tratado, os níveis elevados de glicose no sangue podem causar graves complicações de saúde.

Existem dois tipos principais de diabetes: Tipo 1 e Tipo 2. São condições diferentes, causadas por coisas diferentes, mas ambas são graves e precisam ser tratadas e gerenciadas corretamente.

 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que desempenha um papel muito importante em nossos corpos. Depois de comermos, começamos a digerir carboidratos, quebrando-os em glicose.

A insulina liberada pelo pâncreas move a glicose nas nossas células, onde é usado como combustível para energia. Pode ajudar a entender que a insulina é frequentemente descrita como uma chave, que abre as portas para as células, permitindo a entrada de glicose.

O que é Diabetes

O que é Diabetes

O que é Diabetes do tipo 1

  • A diabetes tipo 1 é uma condição autoimune em que o corpo ataca e destrói células produtoras de insulina, o que significa que nenhuma insulina é produzida. Isso faz com que a glicose aumente rapidamente no sangue.
  • Ninguém sabe exatamente por que isso acontece, mas a ciência nos diz que não tem nada a ver com dieta ou estilo de vida.
  • Cerca de 10% das pessoas com diabetes possuem Tipo 1.

O que é Diabetes do tipo 2

  • Na diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina suficiente, nem a insulina que ela faz não funciona corretamente, o que significa que a glicose se acumula no sangue.
  • A diabetes tipo 2 é causada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Até 58% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser atrasados ​​ou impedidos através de um estilo de vida saudável.
  • Cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes têm Tipo 2.

Há uma série de tipos mais raros de diabetes – o diagnóstico correto e o gerenciamento desses tipos são igualmente importantes.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.